Mary de Sá. Blog

Os 8 Maiores Erros de Um Vendedor

Você já se perguntou, qual é sua área pessoal de excelência em vendas?

O que o torna diferente e melhor que seus concorrentes?

Qual é sua vantagem competitiva pessoal?

Qual é sua vantagem competitiva tangível? E a intangível?

Por que alguém deveria comprar de você em vez de outra pessoa na empresa, ou de alguém de outra empresa?

 

Assim como um piloto de avião passa por uma lista de verificação antes de cada voo, você também precisa passar por uma lista de verificação. A preparação para o sucesso em vendas, começa antes do “show”. Quem se prepara na hora da apresentação perde suas chances de brilhar e alcançar o êxito.

Verifique então, se você se identifica com alguns desses erros em suas apresentações de vendas.

Quais são os 8 maiores erros de um vendedor?

 

1º) Falta de atenção especial à sua aparência. Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. A mente do cliente é como cimento de secagem rápida. Você deve dar atenção especial a roupas, cuidados pessoais e acessórios. Se você não parecer saudável e apresentável, como o tipo de pessoa com a qual todos querem fazer negócios, os clientes potenciais não desejarão comprar de você.

2º) Preocupar-se mais com a venda do que com o cliente. As pessoas compram muito mais quando simpatizam. Quanto mais orientada para a excelência no atendimento for sua apresentação maiores serão as chances de sucesso em vendas. Quando o cliente se convence de que você se preocupa mais com ele do que com a venda, realmente o terá conquistado.

3º) Desconhecer as características positivas da sua empresa. Cada empresa tem uma variedade de fatores que pode contribuir para a construção de confiança e credibilidade. É sua função identificar essas características positivas e apontá-las para os clientes potenciais durante sua conversa de vendas.

4º) Falta de domínio sobre o produto/serviço. A confiança de seu cliente tem estreita relação com a correta descrição sobre o produto ou serviço que você oferece. Quando um cliente está considerando uma decisão de compra, ele procura todas as formas possíveis de minimizar os riscos inerentes a qualquer compra. Sem o conhecimento completo do produto, você não terá a segurança e a autoconfiança que vendedores altamente bem-sucedidos têm.

5º) Ignorar as necessidades mais prementes do momento. Saber apresentar o produto ou serviço como absolutamente ideal para o cliente em todos os sentidos, satisfazendo suas necessidades prementes do momento, seguramente converterá em lucratividade a sua venda. O que seu cliente potencial mais deseja é realizar seus sonhos, satisfazer suas necessidades, curar-se de suas dores ou solucionar seus problemas.

6º) Falta de habilidade ao telefone. Muitas pessoas fazem negócios durante anos sem nunca se encontrarem face a face, por que o telefone tem um grande poder como ferramenta de negócios. Cortesia e atenção são essenciais quando o cliente potencial telefona para a empresa. Boas habilidades ao telefone são absolutamente essenciais para a arte de vender com sucesso.

7º) Ignorar as ‘evidências sociais’. As pessoas são excessivamente influenciadas pelas escolhas que foram feitas por outras pessoas que elas consideram semelhantes a elas mesmas. Saber que várias outras pessoas compraram seu produto/serviço, dá a elas mais segurança para comprar. Recomendações são poderosas fontes para construir credibilidade entre clientes potenciais céticos.

8º) Desconhecer autoridades e especialistas sobre o produto/serviço. Conhecer as pesquisas, revistas importantes falando sobre o produto, fontes externas confiáveis para atestar a veracidade de suas declarações, é fundamental. Quando o vendedor possui respaldo público que classifica um produto entre os melhores em sua categoria, isso resultará em vendas muito maiores.

cartanamanga

 

Para entender melhor essas premissas, basta se colocar no lugar do cliente potencial e fazer uma avaliação da forma como você prefere ser atendido e correspondido em suas expectativas de soluções.

Clientes potenciais são hipersensíveis aos detalhes que cercam o vendedor. E essas impressões irão garantir segurança para que eles avancem ou não. E o que todo cliente potencial deseja é realizar compras com sucesso e prosseguir com sua vida.

Nada é mais satisfatório do que uma compra bem sucedida. Ninguém quer ter de rever continuamente sua decisão de compra em função de detalhes não resolvidos e problemas não solucionados.

Acredite em você e crie seu sucesso!

Também falei sobre o segredo da negociação em vendas e você pode ler ainda o post sobre as 4 perguntas infalíveis para fechar uma venda.

————

Gostou deste conteúdo? Deixe seu feedback! E me acompanhe também pelo LinkedIn e Facebook.